Redação - 31/07/2025 09:41 || Atualizado: 31/07/2025 09:47
O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31), a Operação Denarc 59 – Capital Oculto, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro ligado a uma facção criminosa atuante no Piauí. A ação cumpriu 76 ordens judiciais, incluindo 28 mandados de prisão, busca, apreensão e interdição de empresas.
Entre os presos está o empresário Eliésio Marinho, dono de uma concessionária de carros de luxo em Teresina. Ele já havia sido preso anteriormente, acusado de feminicídio contra a esposa, crime que teria sido forjado como suicídio. Agora, Eliésio é apontado como operador financeiro da facção Bonde dos 40, usando a loja de veículos como fachada para movimentar recursos ilícitos.
Segundo o delegado Edivan Botelho, mais de 50 carros de luxo foram apreendidos, além de armas de fogo. “Essa loja é apenas fachada para lavar dinheiro para a facção. Já apreendemos veículos de alto valor que eram usados nesse esquema”, disse.
O inquérito também relaciona o grupo a Alandilson Cardoso, apontado como chefe da facção e preso em novembro de 2024. Alandilson é namorado da vereadora Tatiana Medeiros e responde por tráfico, roubo qualificado e posse ilegal de armas.
Além da prisão de Eliésio, a operação bloqueou R$ 53 milhões em bens e valores suspeitos de serem provenientes do crime organizado. A ação conta com o apoio da Polícia Militar do Piauí e segue em andamento.
A investigação aponta que o esquema envolvia ainda locação de veículos e revenda de peças como parte do disfarce para esquentar o dinheiro do tráfico de drogas.