• Redação - 04/10/2025 10:35 || Atualizado: 04/10/2025 10:44

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) voltou a causar polêmica nesta sexta-feira (3) ao fazer duras declarações sobre a família do ex-presidente Jair Bolsonaro e o atual cenário político da direita no Brasil. Em entrevista, Ciro afirmou que, há poucos meses, acreditava que o presidente Lula sequer disputaria a reeleição, mas que o caso da prisão de Bolsonaro e a postura adotada por seu filho, Eduardo Bolsonaro, mudaram o quadro político nacional.

“Três meses atrás eu tinha certeza que o Lula nem disputava a reeleição, era impossível a reeleição do Lula. Por conta dessa situação da prisão do presidente Bolsonaro, essa condução que o Eduardo teve — e aí eu não condeno ele, eu acho errado você ficar lutando para que seu país seja taxado. Mas também não é meu pai que está hoje preso, então eu não posso julgar isso. Mas por conta desse cenário, sem entrar no mérito, deu uma sobrevida ao presidente Lula, que voltou a ser competitivo”, disse o senador.

Ciro também reconheceu que a alta rejeição pode inviabilizar uma candidatura presidencial da direita em 2026. "Hoje o nome da família Bolsonaro sai muito bem na pesquisa, mas a rejeição é muito grande e inviabiliza", disparou Ciro. 

As declarações repercutiram fortemente nas redes sociais, onde apoiadores do ex-presidente criticaram o senador piauiense, acusando-o de tentar se distanciar do bolsonarismo. A fala evidencia o racha interno na direita brasileira, que segue sem uma liderança consolidada para enfrentar Lula nas próximas eleições.