• Redação - 30/05/2024 13:46 || Atualizado: 31/05/2024 12:58

Com mais de 10 mil inscritos, a Campus Party Weekend Piauí – uma versão resumida do maior festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência do mundo, foi iniciada na noite desta quarta-feira (29) e contou com a presença do governador Rafael Fonteles. O evento traz uma programação repleta de importantes palestras, exposições, competições de tecnologia, dentre outros.

A Campus Party Weekend Piauí é realizada com apoio do Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), e para o  governador Rafael, reforça o ambiente de inovação do Estado do Piauí.

"No mesmo dia em que inauguramos, em Teresina, o Hub Investe Piauí, que é um centro de inovação de excelência do Piauí, nós abrimos hoje o Campus Party, um evento de tecnologia global que já aconteceu em dezenas de países e, aqui no Brasil, já teve algumas edições em alguns estados, e agora chega em Teresina, no Piauí. E chega para ficar! Porque nós queremos transformar este estado no maior centro de inovação do país", enfatiza Rafael Fonteles.

Fonteles também enfatizou que o atual programa de governo do Piauí se esforça para criar um ambiente de inovação, investindo principalmente nos jovens, para que eles tenham qualificação na área. Exemplo disso é a realização da Seduckathon, competição de programação envolvendo alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de Ensino do Piauí, regularmente matriculados nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos. O objetivo é selecionar alunos e professores para intercâmbio internacional.

"Hoje, no Piauí, temos o poder público, a sociedade civil, as empresas e os estudantes caminhando nessa mesma direção do fomento da inovação. Criar esse ambiente de inovação já faz parte do programa de governo. E como fazemos isso? Primeiro, investindo nos nossos jovens, para que eles tenham qualificação na área. É o que estamos fazendo quando realizamos a Seduckathon. Neste ano, tivemos 50 estudantes e 10 professores que irão para o intercâmbio. Em 2025, serão 100; e, em 2026, 200 estudantes", garante Fonteles.