• Redação - 28/09/2024 14:16 || Atualizado: 28/09/2024 14:18

O juiz da 63ª Zona Eleitoral de Teresina, Dr. Washington Luiz Gonçalves Correia, mandou, neste sábado (28), retirar postagem feita pelo blogueiro e candidato a vereador pelo PP, Petrus Evelyn, veiculada na sua página de Instagram, no dia 27 de setembro, e que trazia denúncia sem provas de que servidores da Secretaria de Agricultura Familiar estariam sendo aliciados para votar no candidato a vereador Leônidas Júnior e no candidato a prefeito Fábio Novo. Petrus apoia o candidato a prefeito Sílvio Mendes (União Brasil).

Em sua decisão, o magistrado argumenta que “No caso em apreço, após análise, por esse Juízo, das postagens inseridas na inicial, evento 122999855) URL: https://www.instagram.com/p/DAbMMk6vUkr/?img_index=1 e https://www.instagram.com/p/DAbWlCzPGOh/, ativas no momento da consulta, observamos que a desinformação contida na primeira é nítida, pois tenta criar informação não comprovada e sem a possibilidade de se perquirir sobre a sua veracidade”.

Diante das constatações após análise dos fatos, o juiz prossegue: “Nessas circunstâncias, as afirmações do representado, longe de demonstrar a verdade, possuem o nítido propósito de disseminar conteúdo com grave denúncia de compra de votos sem a necessária apuração, voltado a prejudicar a imagem do candidato da coligação representante”.

Ao final, o juiz determinou ao Facebook a remoção, em 24h, da postagem alvo da representação, estabelecendo a multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.