• Redação - 07/11/2025 12:48 || Atualizado: 07/11/2025 12:51

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal, fez nesta quarta-feira (5/11), por videoconferência, a palestra magna de abertura do evento Smart Eleições 2026, realizado até a sexta-feira (7/11) no Auditório Desembargador Álvaro Brandão Filho, no Fórum Eleitoral de Teresina Juiz Francisco de Sousa Martins, reunindo nomes do Direito, Legislativo, jornalismo e marketing político, contabilidade eleitoral, docência jurídica, entre outros.

Em sua fala, a ministra destacou o trabalho permanente da Justiça Eleitoral e as ações que vem sendo desenvolvidas em todo o País, parabenizou o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e os demais estados do Nordeste pelos avanços no trabalho de biometria e agradeceu o interesse das pessoas presentes nos temas tratados naquele presente encontro. “Trabalhamos permanentemente, concluímos as Eleições 2024 e já estamos envolvidos com as Eleições 2026. (…) O Piauí e o Nordeste como um todo se destaca nos números da biometria frente aos demais estados.(…) Parabenizo o TRE-PI, magistradas, magistrados, servidoras e servidores pelo seu trabalho de excelência e estendo esse cumprimento a toda a Justiça Eleitoral. Não conheço outro grupo de pessoas servidoras mais comprometido. (…) Desejo a todos um encontro proveitoso, gostaria de estar pessoalmente mas devido a julgamentos aqui e no STF não pude ir. Lembro que a Democracia é da sociedade e depende do comportamento do eleitorado brasileiro, então espero que esse eleitorado confie em si mesmo, confie nas suas instituições e confie em sua Democracia”, disse.

O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidiu a solenidade, agradeceu a presença da ministra e a aula magna ministrada na abertura dos trabalhos, e cumprimentou as pessoas presentes e a equipe organizadora do Smart.

..

Fizeram parte da Mesa de Honra, além do presidente do TRE-PI, a desembargadora Lucicleide Pereira Belo, o jurista Daniel Eufrásio de Sousa Alves e a diretora geral e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do tribunal, Silvani Maia Resende Santana.

..

Foto: Silvani Maia-diretora TRE-PI, Eilzon Teotônio-TSE, Lucicleide Belo-desembargadora TJPI e TRE-PI, Socorro Barreto - Know How Empreendimento

Após os discursos de abertura, foi dado início a palestra com o tema: Atualizações do Direito Eleitoral e Jurisprudência do TSE, ministrada pelo assessor-chefe do gabinete do ministro do TSE, Floriano de Azevedo Marques, Eilzon Teotônio Almeida, especialista em Direito Eleitoral, com a participação da desembargadora Lucicleide Belo.

O encontro prossegue nesta quinta (6/11) tendo como destaque o tema: Desigualdade de gênero na política brasileira: desafios e possibilidades de ação, apresentado pela juíza integrante da Corte Eleitoral, Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio e pela diretora geral do TRE-PI, Silvani Maia, já citada. Também às 15h30min, o juiz eleitoral da 47ª Zona, em Altos – PI, Jorge Cley Martins Vieira trata de inelegibilidades e condutas vedadas: o que pode e o que não pode em 2026.

Na sexta-feira (7/11) é a vez da palestra: O fim da reeleição e as eleições unificadas: avanços, impactos e desafios institucionais, com o desembargador Sebastião Ribeiro, o senador Marcelo Castro – relator do projeto do novo Código Eleitoral e o deputado estadual Severo Eulálio – presidente da Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI.

O Smart Eleições 2026 é voltado a pré-candidatos, equipes de campanha, assessores, advogados, estudantes de Direito e Comunicação, lideranças políticas e pessoas interessadas no tema Eleições. O acesso ao auditório é mediante credenciamento junto a empresa Know How Empreendimento, realizadora da iniciativa.

O objetivo é promover a troca de conhecimentos e experiências entre as diversas áreas envolvidas no processo eleitoral, abordando temas estratégicos voltados à preparação das Eleições 2026, com foco em inovação, segurança, planejamento e gestão, , voltado à formação e atualização de lideranças políticas, profissionais e estudantes que atuam direta ou indiretamente no cenário eleitoral, reunindo especialistas renomados nas áreas de Direito Eleitoral e Constitucional, Processo Legislativo e Comunicação Estratégica.