• Redação - 04/12/2025 09:27 || Atualizado: 04/12/2025 09:27

Uma comitiva com mais de 40 prefeitos de diferentes estados, incluindo forte participação de gestores piauienses, esteve em Brasília nesta semana para cobrar do governo federal e do Congresso Nacional soluções para quatro pautas consideradas emergenciais aos municípios, compensação das perdas do Imposto de Renda (IR), votação da PEC 12/2022, equilíbrio da previdência municipal e revisão das regras de distribuição dos royalties do petróleo.

As reivindicações foram apresentadas em reuniões com parlamentares e em audiências ministeriais. A mobilização contou com articulação do deputado federal Júlio César (PSD-PI), que preside a bancada do PSD na Câmara e é um dos principais representantes municipalistas do país.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os municípios brasileiros enfrentam nos últimos anos:

  • R$ 15,8 bilhões em perdas com a arrecadação do IR devido a desonerações fiscais;

  • Mais de 3.200 prefeituras estão em desequilíbrio previdenciário;

  • Quase R$ 6 bilhões estão judicializados em disputas referentes aos royalties do petróleo.

Para Júlio César, a crise orçamentária das prefeituras compromete diretamente investimentos em serviços essenciais. “É uma luta justa dos prefeitos. São causas que fortalecem os municípios e que precisam de solução. Há um endividamento perceptível que enfraquece nossas cidades, compromete investimentos e impede que obras essenciais avancem. Não é possível governar com tanta pressão fiscal sem contrapartidas”, destacou o deputado.

A mobilização seguirá nos próximos meses com novas rodadas de negociações em Brasília.