• Redação - 07/12/2025 11:55 || Atualizado: 07/12/2025 12:03

 

Vereador Petrus Evelyn dispara contra Silvio Mendes e Jeová Alencar e expõe guerra interna na Prefeitura de Teresina

Durante uma entrevista divulgada nesta semana, o vereador de Teresina Petrus Evelyn fez duros ataques ao prefeito Silvio Mendes e, principalmente, ao vice-prefeito, Jeová Alencar. Petrus disse que Silvio leva tudo para o lado pessoal e adula Jeová Alencar. Ainda na entrevista, acusou Jeová de exercer “poder absoluto” dentro da Prefeitura, especialmente sobre contratos e terceirizados, e afirmou que o vice comandaria uma estrutura paralela de influência na administração municipal.

Segundo o vereador, Jeová utiliza o cargo para ampliar controle político e já teria atuado contra nomes indicados no início da gestão, como Charles, Ismael e Marcos Elvas. Ele ainda afirmou que secretários não possuem controle sobre os terceirizados, acusando Jeová de ser o responsável por todas as contratações e permanências.

“Pergunte a qualquer secretário qual controle ele tem sobre os terceirizados. Zero. Quem manda é o Jeová, em todos os terceirizados",  disse o vereador.

Petrus citou também que um alvo de operação da Polícia Federal, chamado apenas de Iata durante a entrevista, continuaria exercendo cargo estratégico com aval da Prefeitura. “O Silvio sabe e mantém o sujeito. A esposa dele é terceirizada na SDU Sul, e a Zona Sul é o curral do Jeová", disse. 

O vereador também declarou que apesar de ter apoiado Silvio Mendes, hoje é tratado como “inimigo do prefeito” por não aceitar imposições. Ele afirma que não deseja cargos e apenas quer esclarecimentos sobre projetos que chegam à Câmara.

Ligações com Ciro Nogueira e disputa de bastidores

Petrus Evelyn é aliado político do senador Ciro Nogueira (PP). Fontes ouvidas nos bastidores relatam que o senador utiliza o vereador como porta-voz para desgastar Jeová dentro da gestão. A relação entre Jeová Alencar e Ciro Nogueira é marcada por embates silenciosos, especialmente pelo controle de influência em contratos, cargos e bases eleitorais.

A disputa teria se acirrado após a Prefeitura de Teresina retirar do contrato público uma empresa do ramo de limpeza urbana ligada a interesses políticos do grupo de Ciro, empresa que já havia fechado contrato milionário com a gestão do então prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, aliado de Ciro. A decisão teria provocado reação imediata e o início de ataques dentro da Prefeitura.