• Redação - 07/11/2025 10:00 || Atualizado: 07/11/2025 10:00

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, anunciou nesta sexta-feira (7) a criação de uma comissão permanente de propaganda eleitoral, que entrará em atividade em janeiro de 2026. O grupo será responsável por fiscalizar práticas irregulares no período pré-eleitoral, como propaganda antecipada, pesquisas sem registro e disseminação de fake news.

A comissão será composta por três membros substitutos do TRE e três procuradores da Procuradoria Regional Eleitoral, sob coordenação do novo procurador regional eleitoral, Kelston Pinheiro, que volta ao cargo após já ter exercido a função em outras duas gestões.

“Vamos acompanhar toda a movimentação do período eleitoral, verificar pesquisas ilegais e coibir propaganda antecipada. Tudo será feito em parceria com o Ministério Público Eleitoral e com o apoio dos órgãos de segurança pública”, afirmou o presidente.

Sebastião Martins destacou ainda que o combate à infiltração do crime organizado nas eleições será uma prioridade. Ele lembrou que o período de registro de candidaturas será fundamental para identificar e barrar nomes suspeitos de ligação com facções criminosas.

O anúncio ocorre após o afastamento e prisão da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), de Teresina, investigada por envolvimento com o crime organizado. O caso acendeu o alerta no meio político e reforçou a necessidade de vigilância rigorosa por parte da Justiça Eleitoral nas eleições de 2026.