• Redação - 07/10/2025 11:49 || Atualizado: 07/10/2025 11:51

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou nesta terça-feira (7) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Teresina. O paciente é um homem de 51 anos que deu entrada em um hospital particular após consumir um destilado recém-adquirido. No dia seguinte à ingestão, ele começou a apresentar sintomas e, após alguns dias, procurou atendimento médico.

Segundo a FMS, o paciente passou por sessões de hemodiálise e apresentou boa recuperação. O caso está em investigação e aguarda o resultado de exames confirmatórios realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI).

Esse é o terceiro caso suspeito de intoxicação por metanol registrado no estado. Nos últimos dias, dois homens também foram atendidos em Parnaíba, após ingerirem bebidas alcoólicas adulteradas.

A Anvisa emitiu alerta nacional e busca fornecedores do medicamento fomepizol, usado no tratamento da intoxicação por metanol e atualmente indisponível no Brasil. 

A população pode colaborar com as investigações denunciando casos suspeitos de comercialização de bebidas adulteradas à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e ao PROCON. Já os casos de suspeita ou confirmação de pessoas com intoxicação devem ser imediatamente comunicados ao CIEVS Teresina, pelo e-mail [email protected], e ao Centro de Informações Toxicológicas (CITOX) do Piauí, pelos telefones 0800-280-3661 ou (86) 98178-8257.