Redação - 04/09/2025 13:26 || Atualizado: 04/09/2025 13:41
O presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Teresina, vereador Joaquim do Arroz (PT), confirmou que as contas do ex-prefeito Dr. Pessoa começarão a ser votadas em plenário na próxima quarta-feira (10). O relatório da comissão é pela reprovação, acompanhando parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que rejeitou por unanimidade o exercício de 2023 e apontou irregularidades também em 2021.
Segundo Joaquim, a análise será dividida por ano em sessões distintas. Na próxima semana entram em pauta as contas de 2021, aprovadas pelo TCE com ressalvas. Na sequência, será avaliado o exercício de 2023, rejeitado pelo tribunal. Já as contas de 2022 só devem ser apreciadas após o fim do prazo de defesa, que se encerra em 9 de setembro.
O parlamentar destacou que a comissão abriu prazo de 21 dias para que Dr. Pessoa apresentasse defesa sobre as contas de 2023, mas não houve manifestação. “Nós demos 28 dias de prazo para ele apresentar a defesa e ele não apresentou. Então, assim, ele concordou com o que o tribunal falou. A Câmara está catando as posições que têm que ser feitas no caso de inadimplência do prefeito. A Câmara não pode se furtar da sua responsabilidade. Estamos cumprindo nosso papel, mas o plenário é soberano e pode acatar ou não nosso relatório”, disse Joaquim do Arroz.
Caso as contas sejam rejeitadas em plenário, Dr. Pessoa poderá enfrentar inelegibilidade, o que pode comprometer seu futuro político.