• Redação - 07/08/2025 09:52 || Atualizado: 07/08/2025 09:52

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) participa nesta quinta-feira (7) da Operação Nordeste Integrado, uma ação inédita e conjunta que envolve forças de segurança de oito estados nordestinos — Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe — e acontece de forma simultânea nas áreas de fronteira entre eles.

No Piauí, as operações estão concentradas nas regiões fronteiriças mais críticas conforme mapeamento de manchas criminais, onde há maior registro de homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas. O objetivo é enfraquecer as facções criminosas e intensificar a presença do estado em seus limites territoriais.

Com a participação de 5.900 agentes, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e equipes de inteligência, a operação cumpre 510 mandados de prisão e busca e apreensão, além de realizar barreiras policiais, patrulhamento reforçado e fiscalizações estratégicas.

Coordenada pelas Secretarias de Segurança dos estados envolvidos e integrante do programa “Juntos pela Segurança”, a ação representa um passo decisivo para fortalecer a cooperação regional e aprimorar a resposta integrada e qualificada ao crime organizado no Nordeste.