• Redação - 15/12/2025 09:31 || Atualizado: 15/12/2025 09:31

O Governo do Piauí inaugurou, na manhã desta segunda-feira (15), a nova sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Estado (PC-PI), localizada no bairro Ilhotas, na zona Centro-Sul de Teresina. Com investimento superior a R$ 8,3 milhões, a obra passa a concentrar setores estratégicos da instituição e tem como objetivo fortalecer a integração entre as forças de segurança e ampliar a capacidade de combate à criminalidade no estado.

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles (PT) destacou que a nova estrutura representa um avanço significativo no planejamento e na execução das ações de segurança pública. O prédio possui mais de 2 mil metros quadrados de área construída, localização central e acesso facilitado, o que, segundo o governador, contribui para o trabalho conjunto entre a Polícia Civil e a Polícia Militar.

“Agora nós temos realmente um prédio bem localizado, ainda bastante centralizado, com acesso facilitado, que vai garantir esse contínuo aperfeiçoamento do combate ao crime a partir da integração da Polícia Civil com a Polícia Militar”, afirmou Rafael Fonteles.

O governador ressaltou ainda que os investimentos em infraestrutura e tecnologia têm refletido diretamente na redução dos índices de criminalidade no Piauí. “Todos os tipos de crime, de homicídios até roubo de celulares, têm diminuído de maneira substancial todos os anos da nossa gestão. Em dezembro, por exemplo, a redução de homicídios em Teresina está superior a 60% e possivelmente ultrapasse 70%”, pontuou, destacando a importância de prisões bem fundamentadas que resultem em condenações.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que a nova sede simboliza mais dignidade para os profissionais da área e melhor atendimento à população. Segundo ele, a estrutura fortalece a autonomia da Polícia Civil. “Nós temos uma polícia cada vez mais autônoma, cada vez com mais estrutura, e com uma nova sede essa autonomia se materializa”, declarou.

Chico Lucas também atribuiu os resultados positivos na segurança pública ao trabalho integrado entre as instituições. “Nós tivemos uma diminuição constante de todos os crimes, isso tudo é fruto de muito trabalho e, principalmente, da integração da polícia”, reforçou.

A nova sede da Delegacia-Geral conta com mais de 60 salas amplas, auditório, estacionamento, áreas de convivência e ambientes equipados com tecnologia moderna, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores da segurança pública.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, a inauguração marca um momento histórico para a instituição. “Este prédio foi construído para ser, de fato, a sede da Polícia Civil, reunindo toda a administração superior, além de diretorias estratégicas e operacionais, como a Diretoria de Polícia Metropolitana, do Interior e de Proteção à Mulher”, afirmou.

Segundo Luccy Keiko, o investimento simboliza os avanços da política de segurança pública adotada pelo estado. “Essa sede representa o momento que vivemos, com investimentos maciços que vêm gerando resultados muito satisfatórios, especialmente na redução da criminalidade. Tudo o que será planejado e executado aqui vai refletir diretamente na atividade-fim da instituição”, disse.

A estrutura também abriga laboratórios especializados e setores estratégicos, como o Departamento de Gestão e Recuperação de Ativos, voltado ao enfrentamento da criminalidade financeira. De acordo com o delegado-geral, o novo prédio melhora significativamente a rotina dos servidores. “Agora temos salas adequadas para reuniões, planejamento de operações e um ambiente mais confortável. É a casa da Polícia Civil, um espaço que acolhe tanto os profissionais da ativa quanto os policiais veteranos”, concluiu.