• Redação - 14/11/2025 10:06 || Atualizado: 14/11/2025 10:16

Na manhã desta sexta-feira (14), o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, participou da inauguração das novas instalações do Instituto de DNA Forense do Piauí (IDNA-PI), no bairro Saci, zona Sul de Teresina. O espaço ampliará a capacidade de análise genética do estado, fortalecendo investigações criminais.

Durante a cerimônia, o secretário voltou a comentar sobre a PEC da Segurança Pública e o PL Antifacção, matérias que tramitam no Congresso como propostas de enfrentamento ao crime organizado, mas que dividem opiniões entre gestores públicos.

Chico Lucas criticou governadores alinhados à direita, apontando incoerências no posicionamento deles sobre o tema. Ele citou nominalmente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, acusando-o de tratar o debate de forma politizada.

“Os governadores de direita, eu falo aqui do Ronaldo Caiado, foram contra a PEC da Segurança argumentando que tiraria a autonomia dos estados. Mas foram a favor de equiparar o crime organizado ao terrorismo, que traz a Polícia Federal como a única capaz de investigar. Então, ele tem que decidir se é a favor ou contra a autonomia dos estados. O que mostra que ele está politizando o debate de um tema sério que merece atenção. Não se pode fazer palanque eleitoral em cima de sangue e de morte”, disse Chico Lucas.

Para Chico, o momento exige articulação institucional e não disputas políticas, especialmente em um contexto de avanço das organizações criminosas no país.