Redação - 12/05/2025 12:43 || Atualizado: 12/05/2025 12:46
Ao lado do presidente Lula, o governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (12), do Fórum Empresarial Brasil-China, em Pequim, onde destacou as potencialidades estratégicas do Nordeste e do Piauí para investidores chineses. O evento, que está em sua 15ª edição, é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e contou com a presença de mais de 700 empresários brasileiros, 218 entidades chinesas e autoridades dos dois países.
Em sua fala, o governador ressaltou sua atuação como governador e como presidente do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, e apontou a força do alinhamento político e institucional entre os governos estaduais e o presidente Lula. Ele reforçou o interesse em estreitar ainda mais os laços comerciais com a China. “A China é o principal parceiro comercial do Brasil e também do Piauí. Não é à toa que o estado decidiu abrir um escritório no país asiático, por meio da Investe Piauí, que faz o papel da Apex em âmbito estadual”, disse Rafael.
Na oportunidade, Fonteles destacou a relevância econômica da região Nordeste, e apontou que entre os setores de destaque, a energia renovável é um dos principais. “Nosso grande destaque, sem dúvida, é a transição energética, as energias renováveis e a indústria verde. O Piauí produz 10 vezes a energia que consome e tem 99,75% da matriz elétrica limpa, o maior índice do Brasil, que, por sua vez, lidera o mundo nesse quesito. O potencial para o hidrogênio verde e datacenters que usam eletricidade verde é enorme”, afirmou o gestor, que também citou o combustível sustentável de aviação, etanol e outros.
Na área de infraestrutura, o governador enfatizou oportunidades em concessões e parcerias público-privadas. “Temos vários projetos em andamento nos nove estados na área de portos, hidrovias e ferrovias. Há um potencial muito grande para negócios com empresas chinesas estatais e privadas”, completou Rafael.
O governador finalizou seu discurso ressaltando o turismo como um setor promissor na região, especialmente o turismo de base ecológica, o turismo verde e de experiência. O Fórum Brasil-China reforça a aproximação estratégica entre os dois países e abre portas para investimentos bilaterais nas áreas mais promissoras da economia brasileira, especialmente no Nordeste.
Em Pequim, Rafael também participou de audiências com o presidente Lula e grupos chineses (Windey Technology, Envision e Norinco), que já investem ou avaliam investir no Brasil em áreas como carros elétricos e híbridos, energia renovável, biocombustíveis, tecnologia, defesa e segurança pública. “Esses projetos reforçam o papel do Brasil como referência global na transição energética”, ressalta o governador.