• Redação - 08/01/2026 13:26 || Atualizado: 08/01/2026 13:28

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) publicou, nesta quinta-feira (08/01), o edital que abre inscrições para advogadas interessadas em disputar a vaga de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), na classe de jurista. A seleção é exclusiva para mulheres, em cumprimento ao critério de paridade de gênero, e ocorre em razão do encerramento do biênio do atual titular, José Maria de Araújo Costa, previsto para 23 de janeiro de 2026.

Para concorrer à vaga, as candidatas devem comprovar notável saber jurídico, idoneidade moral e, no mínimo, dez anos de efetivo exercício da advocacia. O edital exige ainda a apresentação de certidões atualizadas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das Justiças Federal, Eleitoral e Estadual, além de documentos que comprovem a atuação profissional e currículo detalhado.

Estão impedidas de participar do processo seletivo advogadas com filiação partidária, magistradas aposentadas, membros do Ministério Público e ocupantes de cargos públicos de livre exoneração, conforme as regras estabelecidas.

O prazo para inscrição é de cinco dias, contados a partir da publicação do edital no Diário da Justiça, em razão da proximidade da vacância do cargo. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, através do e-mail [email protected], com posterior inserção da documentação no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) pela Secretaria Geral do TJ-PI.