• Redação - 27/01/2026 14:23 || Atualizado: 27/01/2026 14:29

A Prefeitura de Teresina, sob a gestão do prefeito Sílvio Mendes (União Brasil), ajuizou uma ação de execução fiscal contra o espólio da família do ex-prefeito Firmino Filho, falecido em 2021. A medida tem como objetivo a cobrança de uma dívida tributária no valor de R$ 19.350,19 junto ao município.

A ação foi protocolada em 9 de dezembro de 2025 pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e tem como executada a empresa Frigorífico do Piauí S/A (Fripisa), pertencente ao empresário Firmino da Silveira Soares, pai do ex-prefeito. O débito está relacionado a um imóvel localizado na Praça Demóstenes Avelino, área conhecida popularmente como Praça do Fripisa, em referência à antiga empresa que encerrou suas atividades ainda na década de 1990.

Segundo a petição, a cobrança refere-se a valores acumulados de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de coleta de lixo. A PGM solicita a expedição de mandado de citação para que a parte executada efetue o pagamento do débito no prazo legal, sob pena de acréscimo de multa de 20% sobre o valor atualizado.

Caso não haja quitação ou garantia da dívida, o município requer o bloqueio de ativos financeiros em nome da empresa executada, além da penhora do imóvel objeto da cobrança. O bem está avaliado em R$ 1.268.602,23, conforme consta nos autos do processo.