Redação - 23/01/2026 13:16 || Atualizado: 23/01/2026 13:19
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), e o ex-secretário de Educação Washington Bandeira devem se reunir no próximo domingo (25) com a cúpula do Partido dos Trabalhadores no estado. A reunião é vista como um movimento estratégico para aparar divergências internas e promover a unificação do partido em torno do projeto eleitoral de 2026.
O encontro acontece após Rafael Fonteles tornar público que Washington Bandeira é o seu nome preferencial para ocupar a vaga de vice-governador na chapa majoritária. A indicação, no entanto, expôs diferenças internas no PT, que passou a conviver com dois grupos: um mais alinhado ao ministro Wellington Dias e outro ao atual governador.
Nos bastidores, a avaliação é de que a tendência é de conciliação. Um deputado estadual petista, sob reserva, afirmou que o partido trabalha para evitar divisões no momento decisivo. “Não permitiremos que, na hora decisiva, o partido esteja dividido. O esforço é para que todos estejam na mesma página”, declarou.
Como sinal de alinhamento político, Rafael Fonteles e Wellington Dias cumprem agenda conjunta nesta sexta-feira (23), no município de Oeiras, durante as comemorações dos 203 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil.