Redação - 06/02/2026 15:01 || Atualizado: 06/02/2026 15:11
Ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi recebido pelo presidente Lula (PT) no dia 23 de dezembro, na Granja do Torto, em Brasília. O encontro, realizado a pedido do parlamentar e com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não constou na agenda oficial do Planalto.
Descrita como cordial, a conversa teve como pano de fundo a disputa eleitoral de 2026. Segundo relatos de bastidores, Ciro buscou reabrir diálogo com Lula com foco na sua reeleição ao Senado pelo Piauí. A articulação envolveria um possível entendimento para que o presidente concentrasse apoio em apenas um candidato ao Senado no estado, o que poderia facilitar o caminho do progressista na segunda vaga em disputa.
Nos bastidores, aliados afirmam que Ciro teria sinalizado a possibilidade de neutralidade do PP na eleição presidencial, evitando alinhamento formal com o pré-candidato do PL, Flávio Bolsonaro. O movimento ocorre em meio à articulação da federação entre PP e União Brasil, que pode redesenhar alianças nacionais.
A possível reaproximação, no entanto, enfrenta forte resistência dentro do PT do Piauí. O presidente estadual da sigla, deputado Fábio Novo, reagiu publicamente nas redes sociais com duras críticas ao senador:
“Ciro teve muitas chances e, em todas, nos traiu! Com Wellington e Lula, foram duas vezes. Não me esqueci da cena dele beijando a mão da Dilma pela manhã, jurando fidelidade, e à noite mudando de lado e se tornando um dos principais articuladores do impeachment. Não existe uma terceira chance para um Judas Iscariotes tão frio. Ele se tornou ministro de Bolsonaro, jogando contra seu próprio estado. Deu piti na época porque o então governador Wellington conseguiu recursos para o Piauí graças a uma decisão da Justiça. No Lula 3, Ciro disse que colocaria o presidente de joelhos e articulou muitas derrotas no Congresso. Não deu certo! Vencemos todas as articulações contra o Brasil e o Piauí. No PT do Piauí, nem se cogita qualquer reaproximação! Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça!”
O Piauí é considerado um dos estados mais alinhados a Lula, que obteve ampla vantagem na eleição presidencial de 2022.
