Redação - 30/04/2025 12:00 || Atualizado: 30/04/2025 12:14
O Governo do Piauí inaugurou o Espaço da Cidadania Digital, localizado na Rua Clodoaldo Freitas, número 729, no Centro de Teresina. Com investimento de R$ 3,9 milhões, o espaço integra serviços de identificação civil, atendimento digital e inovação tecnológica, promovendo mais acessibilidade e agilidade para a população.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou que o novo espaço representa um marco na modernização dos serviços públicos do estado: “A gente vai treinar as pessoas que tem dificuldade para usar o Gov.pi, para usar o Piauí Saúde Digital, fazendo a carteira. Então ele aqui vai ter um circuito de aprendizado, justamente para aquelas pessoas que tem dificuldade. Vai ter uma lan house social, onde você vai ter mais de 20 computadores à disposição da população tanto quem tem dificuldade, como aquelas que não tem acesso à computadores, justamente para servir aqueles que mais precisam de conectividade”, declarou.
O governador Rafael Fonteles celebrou a inauguração da primeira sede do ambiente de inovação Piauí Gov Tech, que passa a funcionar no 1º andar do novo Espaço da Cidadania Digital, no Centro de Teresina. A iniciativa reforça o compromisso do governo com a modernização dos serviços públicos por meio da tecnologia.
"No pavimento superior nós temos também, a inauguração do primeiro ambiente de inovação do Piauí, o Piauí Gov Tech. Serão varias sedes no estado do Piauí e aqui em Teresina também para fomentar a inovação no âmbito do setor público. Ou seja, reunir no mesmo espaço, servidores públicos que tenham essa vocação para inovar, acadêmicos das nossas universidades e também startups, é assim que a gente vai conseguir ter mais sucesso ainda no que já tivemos por exemplo, com a política de recuperação de celulares, algo que foi copiado pelo Brasil inteiro. É um ambiente de inovação de governo digital, com soluções na área da segurança, da saúde pública, da educação, do desenvolvimento econômico", declarou.
O novo espaço reúne o Instituto de Identificação Digital, o Piauí Gov Tech e serviços digitais e de saúde em uma estrutura moderna e acessível de mais de 2.043m², distribuída em três pavimentos e totalmente climatizada. Equipado com tecnologia de ponta, o ambiente visa aprimorar a experiência do cidadão.
Entre os serviços disponíveis estão a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), suporte especializado para pessoas com deficiência (PCDs) e orientação para uso das plataformas Gov.pi e Gov.br. Além disso, a população poderá acessar o Piauí Saúde Digital, programa de telemedicina gratuita que já realizou mais de 2 milhões de atendimentos no estado.
Espaço da Cidadania Digital no Centro de Teresina - Foto: Divulgação/Ascom
O espaço também oferece um coworking com 20 computadores para uso do público, brinquedoteca para crianças, auditório moderno com capacidade para 60 pessoas, equipado com recursos de áudio e vídeo, e um estacionamento amplo com vagas destinadas a servidores e visitantes.
A estrutura fortalece ainda o programa Piauí Gov Tech, que promove a conexão entre governo, universidades, startups e sociedade civil em busca de soluções inovadoras para o serviço público. Entre os projetos desenvolvidos estão o Lupa App, o sistema de reconhecimento facial FacePI e o Projeto VigIA, que aplica inteligência artificial em viaturas de segurança.