• Liana Aragão - 15/05/2024 10:31 || Atualizado: 15/05/2024 10:34

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (14), a Subcomissão das Políticas Públicas das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). O deputado Federal Florentino Neto (PT-PI), autor do pedido de criação da subcomissão, assumiu a presidência. Mersinho Lucena (PP-PB) é o relator.

“Nós temos um desafio histórico que é romper com esse passo lento no Brasil de efetivar as ZPEs e conseguir um diálogo com o setor privado e o Governo Federal para tornar esse processo rápido e célere, pois o Brasil precisa de desenvolvimento, nosso povo precisa de emprego e precisamos melhorar e aumentar nossas exportações”, ressaltou Florentino.

O objetivo do grupo é criar políticas públicas  para o desenvolvimento das políticas de comércio exterior e inovação nos processos.

A iniciativa pode ser um passo para fortalecer o setor de exportação no país. No Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT) é o principal interessado no tema. 

Florentino Neto, que já preside a Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento de Exportação, destacou a importância da instalação da subcomissão e como as ZPEs podem contribuir para o desenvolvimento econômico e a promoção da competitividade do Brasil no mercado global.