Redação - 13/02/2025 12:42 || Atualizado: 13/02/2025 13:34
O deputado Fábio Novo celebrou, no grupo do whatsapp "Xico Prime", a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que arquivou, por unanimidade, o inquérito que apurava supostas irregularidades na Secretaria de Cultura do Piauí durante a gestão de Carlos Anchieta, indicado pelo parlamentar. Em sua mensagem, Fábio Novo expressou alívio e renovou seu compromisso com o trabalho em prol de Teresina e do Piauí.
"Alma e honra lavada! Isso me dá energia para seguir trabalhando ainda mais por Teresina e pelo Piauí. Sigamos!", escreveu o deputado, demonstrando satisfação com o desfecho do caso.
A decisão do TRF-1, tomada na quarta-feira (12), considerou nulos todos os atos praticados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal durante a fase investigatória. O desembargador federal Marcus Bastos, relator do caso, destacou a "ilicitude dos elementos probatórios" e determinou o arquivamento do inquérito, além da devolução imediata dos bens e valores apreendidos. O tribunal também apontou a violação do princípio do promotor natural como um dos motivos para o arquivamento.