Redação - 02/09/2025 09:51 || Atualizado: 02/09/2025 09:51
O Governo do Estado do Piauí assinou, nesta segunda-feira (1º), a Ordem de Serviço que autoriza a primeira fase da reforma da Catedral Mãe da Divina Graça, um dos mais importantes patrimônios históricos e religiosos de Parnaíba.
A obra contará com R$ 3 milhões destinados pelo deputado federal Florentino Neto (PT), por meio de emenda parlamentar, além de R$ 1,4 milhão investidos pelo Governo do Estado. O montante garantirá a restauração do templo centenário, preservando suas características originais e oferecendo mais segurança e conforto a fiéis e visitantes.
A solenidade de assinatura reuniu o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, os vereadores Joãozinho do Trânsito, Samarone Pinheiro, Ronaldo Prado e Neta Castelo Branco, além de representantes da comunidade católica. O ex-vice-prefeito Chagas Fontenele representou o deputado Florentino Neto, grande entusiasta do projeto, que acompanhou o evento de forma virtual.
Para o parlamentar, a restauração da Catedral Mãe da Divina Graça simboliza não apenas a preservação de um marco religioso, mas também um compromisso com a história e a identidade cultural do povo piauiense. “Este é um passo decisivo para garantir que esse templo centenário continue sendo referência de fé e memória para as próximas gerações”, destacou.
Sede da Diocese de Parnaíba, a Catedral passará, nesta primeira etapa, por ampla intervenção em sua estrutura física, incluindo reforma do teto, mezanino, forro e pintura interna, sempre com foco na preservação de suas características originais. Em uma segunda etapa, será realizada a restauração dos altares.
Com a assinatura da Ordem de Serviço, as obras têm previsão de início para o próximo dia 15, atendendo a um antigo anseio da comunidade católica e de toda a população parnaibana.