O presidente nacional do Progressistas (PP) e um dos principais articuladores do Centrão, senador Ciro Nogueira (PP-PI), sinalizou que está descartada a possibilidade de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar a Presidência da República em 2026.
Em conversa reservada com integrantes do mercado financeiro, realizada na terça-feira (16/12), Ciro afirmou que Tarcísio deve priorizar a reeleição ao governo paulista, enterrando, assim, qualquer projeto presidencial do aliado no próximo pleito. Segundo o senador, o nome que deve representar o bolsonarismo na disputa ao Palácio do Planalto é o do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
De acordo com relatos feitos por participantes do encontro, que ocorreu com representantes da corretora Terra Investimentos, Ciro Nogueira avaliou ainda que Flávio Bolsonaro chegará competitivo à eleição presidencial de 2026, especialmente após a divulgação de pesquisa Quaest que apontou crescimento do senador entre os eleitores da direita. Apesar disso, o presidente do PP projetou que o petista Luiz Inácio Lula da Silva acabará vencendo a disputa.
As declarações reforçam o papel de Ciro Nogueira como uma das principais vozes do Centrão na leitura do cenário eleitoral e na interlocução com o mercado. Apesar de já ter sido procurado por Flávio Bolsonaro, o senador piauiense tem evitado, até o momento, declarar apoio formal à eventual pré-candidatura do filho do ex-presidente.
Com informações Metrópoles